Juan Pablo Sorín, Ídolo do Cruzeiro

Revelado pelo Argentino Juniors, Sorín chegou ao Cruzeiro em 2000. Na época, a Raposa pagou 5,08 milhões de dólares por 100% dos seus direitos ao River Plate, tornando ele a contratação mais cara na história do clube até então.

Sorín, por sua vez, não decepcionou, demonstrando sobretudo sua raça e entrega dentro de campo. Assim foi titular e um dos nomes importantes do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil de 2000 e da Copa Sul-Minas de 2001: fez 91 jogos e marcou 12 gols.

Porém, apesar de ter contrato, não foi aproveitado nas temporadas seguintes, emprestado de meados de 2002 até 2004, quando retornou ao Cruzeiro. Porém, fez apenas 9 jogos e marcou e fez 1 gol, situação parecida em 2009, quando também retornou, mas sofreu com lesões e fez poucos jogos.

Ainda em 2009, Sorín anunciou sua aposentadoria e teve uma despedida com honras. Pois foi realizado um amistoso entre o Argentino Juniors e o Cruzeiro no Mineirão no dia 4 de novembro, onde ele jogou nos dois times e pode se despedir da torcida do Cruzeiro. Além disso, deixou seus pés eternizados no Hall da Fama do Mineirão.

O ex-lateral é um dos estrangeiros com mais jogos disputados pelo Cruzeiro, ao todo foram 127 jogos disputados com a camisa estrelada e o argentino marcou 18 gols.

Em entrevista, Sorín falou sobre sua chegada a raposa: “Uff? Foi? Foi? Foi tán pura a relaçón. Tán genuína, tán sadia que eu falo que vai ser uma relação eterna. Eu sempre fui eu mesmo e a torcida, no começo, me recebeu com muitas suspeitas, né? Cabeludo, a contratação mais cara do clube, pernas magras, lateral argentino? E nos primeiros seis meses eu não fiz um gol! E foi uma grande etapa de adaptaçón, de superaçón. Os primeiros seis meses foram duros, mas a gente ganhou a Copa do Brasil e eu fiz jogos importantes nas semifinais.”

Além disso, falou do carinho da torcida: “Mas o que mais pegou com o relacionamento com a torcida foi a entrega acima de todas as coisas (se emociona). Foi muito sangre, muitos cortes na cabeça, raça, garra e técnica. Foi o que eu pude dar para uma torcida que me entregó tudo, que me trató como rei, que até hoje tem carinho incondicional. E que són parte importantíssima na minha carreira. Són palavras de gracias eternas.”

  • Nome completo: Juan Pablo Sorín
  • Apelido: Juampi
  • Data de nascimento: 05/05/1976
  • Jogos e gols pelo Cruzeiro: 127 jogos e 18 gols
  • Títulos: Copa do Brasil (2000), Copa Sul-Minas (2001 e 2002), Supercampeonato Mineiro (2002) e Campeonato Mineiro (2009)
Botão Voltar ao topo