Notícias

Guarani x Cruzeiro – Análise tática do adversário

Vamos para a 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e o Cruzeiro viaja até Campinas-SP para encarar o Guarani no estádio Brinco de Ouro, vou falar um pouco das características da equipe paulista.

Organização Defensiva

O Guarani utiliza uma plataforma 4.3.1.2 (Alô Adilson Batista!) no momento em que está se defendendo. Somado a isso, prioritariamente adota uma postura de zona pressionante em bloco médio, ou seja, a equipe começa e pressionar o adversário na zona de meio campo.

Com uma dinâmica interessante, a equipe fecha o corredor central, induzindo o adversário a jogar pelas laterais, para aí sim pressionar o portador da bola e buscar a recuperação. Porém o futebol é “cobertor curto”, e essa estratégia protege o corredor central, mas ao mesmo tempo gera espaços nos corredores lateral, onde o Guarani sofreu bastante. Por (muitas) vezes os laterais se viam sozinhos contra os pontas adversários, o que pode ser interessante, caso Enderson escolha por Wellinton (velocidade) ou Claudinho (bom drible) para a vaga de Stênio.

Transição Ofensiva

Assim como o Cruzeiro, o Guarani procura progredir no campo de jogo em busca de finalizar a jogada o mais rápido possível.

Organização Ofensiva

O Guarani é um time que gosta de valorizar a posse da bola, e o faz com bastante coragem, não se intimida mesmo sendo pressionado. O time consegue manter a posse e achar espaços em 1ª e 2ª fase de construção, mas vem tendo certa dificuldade no momento de criar oportunidades para finalizar a gol seja por dentro ou pelas laterais. Mesmo assim é importante estar atento, pois podem surpreender.

Transição Defensiva

Em transição defensiva o Guarani busca pressionar para recuperar a bola o mais rápido possível, em caso de insucesso na recuperação da bola a equipe por vezes usa a chamada “falta tática” para conseguir se organizar.

Desempenho após a parada

Vitoria: 1

Empate: 1

Derrotas: 4

Gols Sofridos (9)

Bola parada: 5

Transição: 2

Organização Ofensiva: 2

Gols Marcados

Organização Ofensiva: 2

Transição: 2

Escalação Provável

Veja mais

8 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo