Procópio Cardozo, ídolo do Cruzeiro

Um dos nomes marcantes da história do Cruzeiro Esporte Clube é o ex-zagueiro, Procópio Cardozo, nascido em Salinas, Minas Gerais. O ex-jogador nasceu no dia 21 de março de 1939.

Procópio deu início na sua carreira no Renascença e durante sua carreira atuou por clubes como Atlético, Palmeiras e São Paulo, além da sua linda história construída com o manto estrelado do Cruzeiro.

O ex-zagueiro chegou no Cruzeiro em 1959, com apenas 20 anos, Procópio já se tornou uma peça importante para a defesa da Raposa. No entanto, nesta sua primeira passagem pela Raposa, o ex-jogador deixou a equipe em 1961, quando se transferiu para o São Paulo.

Depois de passagens por equipes como São Paulo, Atlético, Fluminense, Palmeiras e Atlético, Procópio Cardozo retornou ao Cruzeiro em 1966, após desentendimento com a direção do rival da Raposa.

Nesta sua segunda passagem pelo Cruzeiro, o ex-jogador conquistou seu principal título pelo clube, a Taça Brasil de 1966. No entanto, foi quando acabou sofrendo uma grave lesão, após uma entrada fortíssima do Rei Pelé.

Após sua grande trajetória pelo Cruzeiro como jogador, Procópio Cardozo retornou ao clube celeste em 1981, para ser o técnico da equipe. O ex-zagueiro comandou a Raposa em quatro oportunidades.

Além do Cruzeiro, Procópio também comandou várias equipes brasileiras, como os dois rivais da Raposa em Belo Horizonte, América e Atlético. Além de clubes como Fluminense, Grêmio, Internacional e Goiás.

No exterior o ex-treinador também trabalhou no futebol árabe, no Al-Arabi e no Sharjah.

  • Nome Completo: Procópio Cardozo Neto
  • Apelido: Procópio Cardozo
  • Nascimento: 21/03/1939
  • Jogos pelo Cruzeiro: 200 jogos
  • Gols pelo Cruzeiro: 6 gols
  • Títulos pelo Cruzeiro: Taça Brasil de 1966 e Campeonato Mineiro (1959, 1960, 1961, 1967, 1968 e 1973)
Botão Voltar ao topo