Futebol FemininoNotícias

Cruzeiro estreia com vitória no Brasileiro Feminino A1

Ontem, Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram pela primeira Rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1, no SESC Venda Nova, no entanto a equipe celeste levou a melhor, e conquistou a primeira vitória no Brasileiro Feminino A1. Com gol da atacante Vanessinha aos 34 minutos do primeiro tempo.  A partida ainda contou com um pênalti polêmico marcado a favor da equipe paulista nos acréscimos, mas a estreante goleira Mary Camilo defendeu.

O jogo

O Cruzeiro entrou bastante modificado para enfrentar o São Paulo, apostando em um 4-3-3 tendo na formação: Mary Camilo; Janaína, Jajá, Mayara e Thalita; Capelinha, Vanessinha e Dedê; Miriã, Eskerdinha e Kim. Dominando a posse de bola na maior parte do primeiro tempo e jogando de forma mais direta, foi premiado com um gol de Vanessinha, que machucada, saiu logo após para entrada de Ambrózio. Ainda na etapa inicial, a árbitra Francielly Fernanda marcou um pênalti inexistente a favor da equipe paulista, mas a arqueira celeste Mary Camilo defendeu, evitando o empate tricolor.

No segundo tempo, preocupando-se mais em defender, a raposa segurou o resultado e saiu vitoriosa. Na etapa complementar entraram a centro-avante Thamirys e a zagueira Tata nos lugares da também centro-avante Kim e da meio campista Dedê, respectivamente. O São Paulo cresceu, levando perigo mas parou na inspirada Mary Camilo que fechou e meta celeste fazendo grandes defesas.

A arbitragem

O que marcou também a partida foi a arbitragem de Francielly Fernanda, principalmente em dois lances capitais. No primeiro, ela marcou um pênalti inexistente da zagueira Jajá e no segundo, após pisão da atacante Duda na lateral Janaína. A jogadora do São Paulo foi advertida somente com cartão amarelo. Após o fim do jogo, Janaína ficou caída no gramado. Em reportagem da jornalista Natália Andrade ao fim do jogo, a coordenadora celeste Bárbara Fonseca demonstrou a indignação com a arbitragem:

– “Eu acho que está na hora de a federação enxergar que competência não tem nada a ver com bandeiras que tem que ser levantadas. A federação fala muito de valorizar a arbitragem feminina, mas a gente tem que olhar por um outro ângulo, até porque o futebol feminino envolve muito do clube, porque o clube não tem receita, mas tem que investir muito. Então a arbitragem tem que entender que qualquer erro aqui joga fora um trabalho que é muito difícil, principalmente nesse ano de 2020 em que pro Cruzeiro foi muito difícil. A gente montou o elenco num momento em que havia uma transição de diretoria, havia uma crise instalada, a gente tá conseguindo sair disso tudo agora e é difícil aceitar um erro de arbitragem que é rotina, é constante, não é pontual.

A mesma árbitra tirou a possibilidade do América hoje estar na primeira divisão. Pra quem acompanhou o jogo entre Grêmio e América, ela deu um pênalti pro Grêmio que nem os gremistas entenderam. Então a crítica é em cima disso, a gente precisa ter uma arbitragem mais estruturada, porque a cada passo que a gente dá o clube investe mais, a gente precisa que todos os setores que envolvem os 90 minutos dentro do campo estejam preparados, a gente não pode permitir erros como a gente tem permitido ao longo dos anos com essa arbitragem.”

Ainda em informação da jornalista Natália Andrade, sobre a arbitragem, que também foi questionada pela equipe tricolor, o São Paulo preferiu não se posicionar oficialmente. A arbitragem foi alvo de reclamação das duas torcidas também.

Como ficam Cruzeiro e São Paulo

Com a vitória no Brasileiro Feminino A1, o Cruzeiro iniciou o campeonato na 8° posição com 3 pontos e 1 gol marcado. Enquanto o São Paulo ocupa a 10° posição com 1 gol sofrido. Na próxima rodada a equipe celeste enfrenta o São José-SP fora de casa, no Estádio Martins Pereira em São José dos Campos as 19h do dia 13. A equipe tricolor, por sua vez, vai receber o Internacional em Cotia, também as 19h do dia 13.

Diego Marinho

Mineiro, 31 anos. Graduado em História, setorista do Cruzeiro no Diário Celeste.

Veja mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo